Correção da Flacidez - Cirurgias Combinadas

Correção da Flacidez - Cirurgias Combinadas

Cirurgias para o tratamento das áreas com maior flacidez no corpo, ou seja, áreas com frouxidão dos tecidos em uma ou varias partes do corpo. A flacidez pode ser uma “sequela” de vários episódios ocorridos, como gravidez, sedentarismo e efeito “sanfona” de engorda e emagrecimento. A flacidez dos tecidos cutânea e/ou muscular é determinada pelas características genéticas do paciente e ocorre naturalmente durante o envelhecimento. A pele sofre durante o processo de envelhecimento uma diminuição do turgor, tônus, elasticidade e outras características próprias do tecido mais jovem. Começam a surgir os acúmulos de gordura (lipodistrofia) que vão deformando certas regiões, como abdômen, flancos ou cintura, glúteos ou nádegas, parte interna do braço e da coxa, culotes, face e pescoço.

A hipotonia dérmica ou flacidez da pele pode ser intrínseca (determinada por fatores genéticos) e extrínseca (determinada pela alimentação, cuidados com a pele, hábitos nocivos, como a exposição ao sol e o fumo).

Existem muitas teorias publicadas que tentam explicar ou justificar o processo de envelhecimento. Em geral, o colágeno que é um componente fundamental do tecido conjuntivo torna-se gradualmente mais rígido e com renovação celular mais lenta, enquanto que a elastina ou fibras elásticas, outro componente do mesmo tecido, vai perdendo sua elasticidade natural devido à redução do número de fibras e outros componentes. Assim, com o envelhecimento a derme apresenta redução da espessura e da elasticidade devido à perda do colágeno e das fibras elásticas.  A forma de avaliar o quadro de flacidez da pele é com os dedos (polegar e indicador) em forma de pinça; aperte e estique a pele, se ao soltar a pele, esta voltar rapidamente a sua posição normal e ficar lisa, não há flacidez de pele, porém, se demorar a retornar a posição original, a flacidez está presente.
A hipotonia muscular ou flacidez do músculo refere-se à diminuição do tônus muscular, estando o músculo pouco consistente e frouxo. O músculo, mesmo em repouso, possui um estado permanente de tensão que é conhecido como tônus muscular. O tônus muscular está presente em todas as funções motrizes do organismo, como o equilíbrio postural, a coordenação motora, os movimentos em geral. Após a terceira década de vida, inicia-se uma progressiva e contínua perda de massa muscular esquelética, e parte da perda muscular será substituída por gordura. A flacidez muscular mais evidente é a do abdômen ou da barriga, que leva a um abdômen abaulado e distendido. Entretanto, a flacidez muscular ser observada em varias partes do corpo, como braços, pernas e pescoço. Um dos fatores que ocasionam a flacidez muscular é a falta de exercícios físicos, pois quando os músculos não são solicitados adequadamente suas fibras sofrem atrofia. O sedentarismo é considerado um dos fatores mais frequentes para seu aparecimento, seguido pela perda de massa muscular e aumento do depósito de gordura decorrentes do envelhecimento fisiológico, que tem seu início por volta dos 30 anos.

Além de recomendarmos a prática de atividades físicas e uma alimentação adequada, também indicamos a correção cirúrgica de áreas de flacidez cutânea ou muscular, de acordo com cada caso especifico. As cirurgias podem ser abdominoplastia, mamoplastia com ou sem colocação de prótese, lifting de coxas, lifting de braços, lifting de face e pescoço, dentre outras. A avaliação do cirurgião plástico é fundamental para a conduta correta do caso.

Estas cirurgias são realizadas com mais de um procedimento em uma mesma sessão cirúrgica, como por exemplo: mamoplastia + abdominoplastia ou abdominoplastia + lipoescultura ou lifting da face + rinoplastia + mamoplastia etc. As cicatrizes dependem das áreas operadas.

As cirurgias combinadas são muito comuns na nossa prática diária, pois em uma mesma cirurgia conseguimos devolver ao paciente as mudanças que ele gostaria de ter, tendo sempre em vista o tempo cirúrgico e a condição clínica do paciente. A segurança do paciente é sempre o quesito fundamental a ser considerado na combinação ou associação das cirurgias.

Para realizar cirurgias combinadas, o paciente tem que estar muito bem do ponto de vista físico e psíquico. Igualmente, para que possamos realizá-las em conjunto, é imprescindível se ter uma boa equipe com cirurgiões plásticos experientes nestes procedimentos, como os cirurgiões da Performa, pois assim realizamos simultaneamente as cirurgias com excelência e reduzimos o tempo total das cirurgias, o que é muito importante no quesito segurança.

Nossos procedimentos tem alto padrão técnico e científico, pois são executados por dois cirurgiões plásticos com experiência na Técnica do Prof. Dr. Pitanguy, além de atuação e atualização constantes na área científica. Assim, na Clinica Performa, nossos cirurgiões estão sempre atualizados com o que há de melhor na área da cirurgia plástica, uma vez que participam de eventos científicos internacionais e no Brasil, assim como, publicam uma considerável produção científica internacional (trabalhos e capítulos de livros médicos).

Contato

Rio de Janeiro(021) 96522-1080

Belo Horizonte(031) 3283-9929

Clínica Performa

Especialização, Inovação e Modernidade em um só lugar

Mais de 2 décadas cuidando da sua saúde