Ginecomastia
A ginecomastia é o crescimento das mamas nos homens devido a patologias benignas, geralmente associadas a desequilíbrios hormonais e uso de alguns medicamentos.
A ginecomastia verdadeira é uma condição masculina resultante da hipertrofia das glândulas mamárias e costuma aparecer em meninos de treze ou quatorze anos, como consequência das alterações hormonais da puberdade. Nesses casos, as mamas crescem por períodos de seis meses ou menos, para depois retornar ao tamanho normal. Em cerca de 5% das vezes, entretanto, o aumento mamário persiste até a vida adulta. A presença de uma ginecomastia leve é considerada característica normal em meninos no começo da adolescência.
Por outro lado, o acumulo exclusivo de gordura na região peitoral sem o aumento das glândulas mamarias, recebe o nome de lipomastia ou pseudoginecomastia.
O tratamento cirúrgico é indicado tanto para a ginecomastia verdadeira quanto para a pseudoginecomastia; realizamos a retirada da glândula mamária que está na frente do músculo peitoral através de um corte na aréola. Em casos de acumulo de gordura, realizamos a lipoaspiração de toda a região peitoral.
O paciente permanece 1 dia de internação hospitalar. A partir do 7º dia começamos a retirar os pontos. O paciente faz uso de uma cinta elástica tipo “camiseta” ou “colete” por 30 dias. O paciente não pode fazer esforço com os braços ou elevar os mesmos acima da cabeça por 20 dias. O pós-operatório costuma ser tranquilo e em caso de edema (inchaço), recomendamos drenagens linfáticas no local.
Para fazermos um diagnostico correto do crescimento na região peitoral, o paciente deve fazer um exame de imagem pré-operatório, geralmente uma Ultrassonografia, para identificarmos se há aumento das glândulas mamarias ou apenas o acumulo de gordura; também importante para descartamos um tumor maligno de mamas que pode ocorrer em homens, apesar de ser muito menos frequente do que em mulheres.
Clínica Performa
Especialização, Inovação e Modernidade em um só lugar