Otoplastia
É a cirurgia corretiva de orelha de abano. As otoplastias são realizadas para tratamento das deformidades anatômicas das orelhas que causam alguns desconfortos de ordem psicossociais, principalmente na infância. A idade mínima para submeter-se é aos 4-5 anos de idade. A anestesia pode ser anestesia local com sedação ou geral, dependendo do caso. O corte é feito na parte posterior das orelhas. Tratamos a cartilagem da orelha com incisões e pontos de modo a dar um novo formato ao pavilhão auricular e fazendo as orelhas ficarem menos projetadas e mais próximas da cabeça. A duração da cirurgia é de 1 hora aproximadamente.
A cicatriz final inaparente, pois fica no sulco posterior da orelha.
Após a cirurgia, colocamos ataduras na cabeça para proteger as orelhas de traumas e o paciente permanece por 1 dia em internação hospitalar. No dia seguinte a cirurgia, damos alta para sua casa após a troca de todo o curativo. Com 7-10 dias, removemos todos os pontos. O paciente usará uma faixa protetora, como uma faixa de bailarina ou de tenista, por mais 3 semanas.
Esta cirurgia é extremamente importante para criança ou adolescente, evitando que o mesmo passe por constrangimentos na escola por apelidos ou piadas referentes às orelhas abanadas, que acarretam transtornos psicossociais importantes e comprometimento no seu desenvolvimento psicológico. Os pais devem estar atentos a mudanças de comportamento de toda criança com orelha de abano, principalmente na idade pré-escolar, quando algumas crianças não querem mais ir à escola por sentir vergonha das piadas sofridas. Caso isto aconteça, procure um cirurgião plástico para conduzir o caso e programar a cirurgia corretiva.
Clínica Performa
Especialização, Inovação e Modernidade em um só lugar