REJUVENESCIMENTO COM CELULAS-TRONCO:
NOSSAS PESQUISAS E PUBLICAÇÕES INTERNACIONAIS
O envelhecimento facial traz suas primeiras marcas ao redor dos 30 anos de idade, quando aparecem as primeiras rugas na testa e os chamados “pés-de-galinha”. Posteriormente, em torno dos 40 anos, a flacidez da face e ao nível da mandíbula começa a ficar visível e, com o passar dos anos, nota-se a flacidez também do pescoço, além das rugas ao redor da boca e dos olhos. Evidentemente, o tratamento e a prevenção do envelhecimento facial variam em cada fase da vida e com o grau de envelhecimento apresentado pelo paciente, de acordo com seus hábitos de vida e cuidados com a pele.
Na infância e juventude o cuidado com o sol é extremamente importante na prevenção do envelhecimento facial, pois os raios solares em excesso destroem as fibras elásticas da pele e levam ao aparecimento das rugas precocemente. Assim, usar filtro solar diariamente mesmo em ambientes fechados e se expor ao sol somente nos horários adequados são fundamentais para a boa saúde da pele.
A partir dos 30 anos, devemos intensificar os cuidados com a hidratação da pele e iniciamos o uso da toxina botulínica, mais conhecida por Botox®, para amenizar as rugas da testa e ao redor dos olhos e, ao mesmo tempo, prevenir que as mesmas se tornem mais profundas. Quando rugas estáticas (rugas que são visíveis mesmo quando não se faz expressão facial ou mímica) começam a aparecer ao redor da boca, podemos tratá-las com um método de preenchimento ou filler, sendo que atualmente a injeção de ácido hialurônico é o método mais usado e seguro. Quando a flacidez de pele começa a se tornar mais evidente, além dos cuidados e tratamentos anteriores, podemos prescrever cremes para a face e pescoço compostos de DMAE, uma substância que aumenta o tônus muscular, ou vitamina C tópica, que é hidratante, anti-radicais livres e anti-manchas. Também podemos indicar bioestimuladores de colágeno, que através de um processo cicatricial, leva a formação de colágeno, aumentando o tônus da pele (ver item Procedimentos Estéticos).
Com o estabelecimento de flacidez mais severa, o tratamento cirúrgico é o mais adequado. Hoje as técnicas cirúrgicas para o tratamento da flacidez da face e do pescoço, conhecidas como lifting facial, lifting do pescoço, lifting cervico-facial, mini-lift, trazem resultados muito naturais, não deixando estigmas ou marcas que denunciam que uma cirurgia foi realizada. Consegue-se a correção da flacidez, preservando a anatomia da face e escondendo as cicatrizes para não ficarem visíveis (ver item Lifting Facial). A paciente que tem cuidado com a pele, como anteriormente descrito, obtém resultados melhores, pois a pele tem boa qualidade. Por outro lado, o resultado é também mais duradouro se a paciente cuida de seu rosto e pescoço adequadamente, evita sol e fumo. Com os novos métodos em prol de uma imagem mais bonita e atraente, é perfeitamente factível ter um envelhecimento com muito mais dignidade e com melhor autoestima. Envelhecer belo e não ver sua imagem degenerar!
Além disso, temos a perspectiva de prevenção do envelhecimento da pele, usando células-tronco da gordura. Este tratamento revolucionário foi pesquisado por nós da Clinica Performa. Somos um dos pioneiros do mundo com pesquisas premiadas internacionalmente. Leia a seguir.
CÉLULAS-TRONCO E REJUVENESCIMENTO DA PELE
Atualmente se fala muito em células-tronco e é grande a curiosidade da população em saber como elas atuam e se estas células já estão sendo usadas na medicina. As células-tronco podem ser encontradas na medula óssea, no cordão umbilical e em todo o organismo – em diferentes graus de concentração; recentemente descobriu-se, por exemplo, que os dentes de leite têm uma grande concentração dessas células, assim como a placenta, o líquido amniótico e a gordura.
A gordura tem uma concentração 100 a 300 vezes maior de células-tronco que a medula, o que foi uma revolução na medicina e na cirurgia plástica. Como pesquisadores que somos e buscando sempre estar atualizados, na primeira etapa das nossas pesquisas, conseguimos isolar as células-tronco da gordura de um modo simples e os resultados do nosso estudo de análise celular foram publicados em 2010 na revista médica britânica de cirurgia plástica JPRAS (Journal of Plastic, Reconstructive and Aesthetic Surgery) e na revista médica americana Aesthetic Surgery Journal, referências mundiais no ramo da cirurgia plástica.
Continuamos estudando o modo de aplicá-las na cirurgia plástica, beneficiando os pacientes. Como são células tronco adultas, ou seja, células do próprio individuo, não há questões éticas e religiosas, como ocorre com o estudo das células-tronco embrionárias. Assim, a segunda etapa das nossas pesquisas consistiu em testes laboratoriais para comprovarmos os efeitos e a segurança para o clinico em seres humanos. Estamos registrados no Comitê de Ética- CONEP e REBEC (Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos). Com os primeiros resultados obtidos na restituição do volume da face em deformidades genéticas, sequelas de trauma e para o tratamento do envelhecimento da face, assim, recebemos o Premio da Instituição americana “The Boby Contouring Research Foundation Funded Prize” em 2012, em Genebra, durante o Congresso da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS), onde concorremos com 2000 trabalhos de todo o mundo.
A partir disto, voltamos ao laboratório para a terceira etapa das nossas pesquisas, onde estamos buscando novos avanços no setor do rejuvenescimento da face, pescoço e pele humana, testando os efeitos de regeneração da célula-tronco a nível celular. Para tal, estamos ligados a Universidades no Brasil e na Europa que são referencias no estudo das células-tronco em todo o mundo. Temos o privilegio de trabalhar hoje com profissionais, pesquisadores e Professores de alto nível cientifico.
NOSSAS PESQUISAS PIONEIRAS NO MUNDO mostraram que a aplicação de células-tronco da gordura na pele de 20 pacientes causou o rejuvenescimento da pele com formação de novas fibras elásticas, aumento da hidratação, aumento do numero de vasos sanguíneos e diminuição da elastose, que são fibras elásticas danificadas pelo sol e que causa flacidez da pele.
Recebemos por esta pesquisa o Premio de Melhor Trabalho Científico Internacional da Revista Americana “Plastic and Reconstructive Surgery”, em 2016, em Los Angeles (USA), considerada a melhor revista de cirurgia plástica do mundo. Assim, hoje somos um dos poucos cirurgiões plásticos no mundo com conhecimento para a aplicação de células-tronco para rejuvenescimento de pele em Seres Humanos.
São inúmeras as possibilidades do uso dessas células em um futuro próximo, como na reparação de células ou tecidos danificados; só para citar alguns exemplos: uma paciente submetida a mastectomia pode ter seu seio ‘reconstituído’; um paciente com marcas de queimaduras pode ter a pele reparada em seu aspecto estético, amenizando as cicatrizes. Futuramente, um paciente que teve um órgão decepado poderá substituí-lo, como no caso da jovem francesa que teve seu rosto desfigurado por um cão. A mesma foi submetida a uma cirurgia de transplante parcial de face; cirurgia complexa e com múltiplas complicações físicas e psíquicas. No futuro, em casos semelhantes, seremos capazes de ‘reproduzir’ o rosto do paciente, refazê-lo como era antes do acidente e com suas próprias células. As perspectivas são muito promissoras.
Artigos Científicos
Antiaging Treatment of the Facial Skin by Fat Graft and Adipose-Derived Stem Cells
Luiz Charles-de-Sá, M.D., Natale Ferreira Gontijo-de-Amorim, M.D., Christina Maeda Takiya, Ph.D., Radovan Borojevic, Ph.D., Donatella Benati, Ph.D., Paolo Bernardi, Ph.D., Andrea Sbarbati, Ph.D., Gino Rigotti, M.D.
Photoaged_Skin_Therapy_with_Adipose_Derived_Stem Cells
Luiz Charles-de-Sá, M.D., Ph.D., Natale Ferreira Gontijo-de-Amorim, M.D., Ph.D., Gino Rigotti, M.D., Ph.D., Andrea Sbarbati, M.D., Ph.D., Paolo Bernardi, Ph.D., Donatella Benati, Ph.D., Rosana Bizon Vieira Carias, Ph.D., Christina Maeda Takiya, M.D., Ph.D., Radovan Borojevic, Ph.D.
Photoaging Skin Therapy with PRP and ADSC- A Comparative Study
Luiz Charles-de-Sá ,Natale Gontijo-de-Amorim, Andrea Sbarbati, Donatella Benati, Paolo Bernardi, Radovan Borojevic, Rosana Bizon Vieira Carias, and Gino Rigotti